sábado, 6 de abril de 2013

EDUCAÇÃO CARACTERIZADA


jannyaraujo

"EDUCAÇÃO CARACTERIZADA"
Ainda  torna-se visível a distancia do corpo docente e gestor escolar. 
Isto é, professores com remuneração baixa, são obrigados a trabalharem em outro turno ou até mesmo em outro município. Impossibilitando este contato com a gestão escolar. Uma vez que o mesmo, cumpre sua carga horário na unidade de ensino dentro da sala de aula. 
Por outro lado, a escola não pode desservi os alunos, mando-los embora mais cedo ou tirar o dia de aula deste aluno. 
É correto? O que estar faltando para transformar essa realidade favorecendo ambas partes.
É preciso que o gestor, mantenha diretrizes de ordens administrativas, de organização, de planejamento  e que objetivam a implementação do plano de ação ou a elaboração e execução PPP (Projeto Político Pedagógico).
 Como o gestor irá elaborar todo esse processo? Sozinho? Pedi para os professores liberar mais cedo? Suspender um dia letivo de aula?
 Convenhamos que uma escola trabalha 10 meses, em alguns municípios,  a escola inicia em Março, ou seja, Janeiro, Fevereiro e Junho de férias. O que estes professores estão fazendo? O que estar acontecendo com as nossas crianças? Sendo que nossos alunos estão em atividade apenas 9 meses, fora os feriados e o dia que o professor por motivos pessoais ou de saúde o impeçam de ir até a Unidade de Ensino. 
Professores chegam na escola exaustos, disponham de tempo limitado para se planejar. A falta de incentivo, a falta de prestígio pelo profissional, a cobrança excessiva sem recursos didático e sem o apoio pedagógico.  
A escola, não dispõe de tempo e espaço para execução e elaboração de tais documentos propícios para manter essa ordem organizacional.
Lamentavelmente, nossas crianças é quem mais sustêm essa realidade, pra não dizer essa forma de governo.

janny

janny

Lembro ainda como se fosse hoje...

Dos sonhos de onde vinha

Dos sustos que tinha

De frases que ouvia.Lembro ainda...

Os desejos realizados, os objetivos para alcançar.

De um cavalo a cavalgar, da areia deslizar nos pés ainda suados de uma infância tão bonita, porém mal vivida, de um espetáculo assistido em um mundo quase feliz...

Lembro ainda... Dos sonhos que realizei. Dos sustos que superei, das frases que interpretei... Do cavalo que perdi...

Dos desejos que plantei... E os objetivos que compartilhei... Do espetáculo que esqueci em um mundo que criei...


( Janny Araujo)